Poção de Pedras

Parte I – CARACTERIZAÇÃO GERAL DO MUNICIPIO

 

1.1 Aspectos Históricos

 

              O início da povoação da atual cidade de Poção de Pedras, ocorreu por volta de 1919 quando um caçador de subsistência denominado Manoel Oliveira ao percorrer as matas que confere a referida da região, surpreendeu-se com a beleza e fatura de caças desse lugar, cujas terras viáveis para agricultura e a pecuária. Cheia de vales, igarapés e lagos com águas limpas e transparentes em abundância. Com a descoberta vieram outros cidadãos com o intuito de desbravar estas matas para a exploração na agricultura. Assim o lugar teve seus primeiros habitantes: Manoel Salviano e seus familiares, Pedro Manoel de Oliveira, Pedro lima e Raimundo vieira, possivelmente ambos naturais dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Pernambuco.

Ao se fixarem, dando início ao processo de exploração da área, os primeiros moradores notificaram a existência de um enorme igarapé com fartura de pescado, contendo ainda em seu interior, um poço de grande dimensão e beleza o qual possui no fundo uma enorme Pedra, cuja característica levou os habitantes a chamá-los de Poção de Pedras, nome que posteriormente recebeu o referido povoado e que deu origem ao nome da cidade sendo em seguida oficializada. Em seguida transformando em distrito, vinculado politicamente ao município de Pedreiras, de chegando a ser, portanto um dos principais distritos do referido município. Devido ao seu crescimento democrático e consequentemente melhoras de suas condições sócias – econômicas e políticas, surgiu a sua emancipação. Criado pela Lei estadual n° 2.181 de 30/12/1961, pelo governador Newton de Barros Mello, tendo na época como secretário de estado da justiça, o Sr. José Ramalho Burnet da Silva.

O Projeto de Lei de criação do município foi referido pelo Deputado Estadual Raimundo Arruda Gomes de Sá, vulgo Raimundo Sá, que era formado em direito, bacharel servidor público do estado do Maranhão, nascido no município de Pedreiras MA, que na época exercia o cargo de Deputado Estadual. O referido projeto de lei aprovado em regime de urgência no dia 30 de dezembro de 1961. Após a criação, a instalação do município só ocorreu no dia 20 de janeiro de 1963, portanto um ano depois, na sede do poder executivo, situado a Rua Manoel Máximo, 49-centro, sob a presidência do Meritíssimo Juiz de Direito da 2º vara da comarca de Bacabal, Dr. José Joaquim Ramos Figuras, tendo como secretario nessa solene sessão, o Sr. José Frazão Gomes. Naquela oportunidade, com a instalação constitucional do município, ligado a comarca de Pedreiras, tomaram posse como seus representantes eleitos, os senhores: Gerson Gomes de Sá, para o cargo de Prefeito; Francisco Arruda Pinto, para o cargo de Vice-Prefeito; e os Vereadores: Lídio Gonçalves Lima, Joaquim Pereira Salviano, Eulino Borges da Silva, Raimundo Barroso Neto, Raimundo Roseno Ferreira, Francisco Alves da Silva, Edmilson Martins de Oliveira, Rafael Correia Barros e Aristóteles Colombo Pires.

 

1.2 Localização e Coordenadas Geográficas

 

              O município de Poção de Pedras está localizado numa Planície sedimentar no macro região do centro maranhense, situado na microrregião do Médio Mearim, e possui uma área de 524 km2.

Limita-se ao Norte com o município de Igarapé Grande; a Leste com o município de Pedreiras (rio Mearim); ao Sul com o município de Esperantinópolis e ao Oeste com o município de Lago do Junco, Lago da Pedra e Lago dos Rodrigues.

Nos seus pontos extremos o município de Poção de Pedras ao Norte limita-se ao Povoado Laguinho do Semião; a Leste limita-se ao Povoado do Arapuá; ao Sul limita-se ao Povoado Centro dos Pereiras e ao Oeste limita-se ao Povoado Lagoa do Funil.

A sede municipal encontra – se a 330 km da capital do estado, numa altitude de 90m e tendo as seguintes coordenadas geográficas:

Latitude: 04°66°(equador);

Longitude: 44°88°(do meridiano de Greenwich).

Em relação às principais cidades da região o município de Poção de Pedras apresenta as seguintes distancias: Esperantinópolis 20 km; Igarapé Grande 18 km; Pedreiras 50 km; Lago da Pedra 50 km; Lago do Junco 32 km; Lago dos Rodrigues 18 km; São Raimundo da Doca Bezerra 65 km; São Roberto 45 km.

Quanto às principais capitais do País a distância por rodovias são: São Luís 330 km; Brasília 2.650km; Rio de Janeiro 2.920km; São Paulo 3.310km.

 

 

 

1.3 Aspectos Fisiográficos

 

              O município de Poção de Pedras possui uma densidade demográfica de 20 habitantes/km2, extensão territorial de 962 km2, como tantos outros municípios da região, apresenta uma fisiografia heterogênica, com o predomínio de planície sedimentar, com relevo originário do processo de intemperização das rochas cretáceas, proveniente da ação de vários agentes que ajudam na configuração, constituindo assim superfície de tabuleiro por entalhamentos originados também pela ação do rio Mearim.

Clima – O município apresenta variação de temperatura durante todo o ano, destacando-se os meses de outubro e novembro os mais quentes, junho e julho os mais frios. Possuindo clima tropical húmido a temperatura média anual oscila entre 25,4°Ce27, 4°C e amplitude térmica média anual por volta de 6°C.

Por pertencer ao Maranhão, consequentemente, o município também pertence ao 2º fuso horário, com 3 horas atrasadas em relação à hora Greenwich. Percebem-se com clareza duas estações bem definidas: a chuvosa, de Janeiro a Junho e a seca (estiagem), de Julho a Dezembro, com maior precipitação pluviométrica de Janeiro a Maio. Há elevação de índice pluviométrica entre 1900 mm a mais nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março.

A unidade relativa do ar apresenta uma taxa anual por de 75% a 85% com predomínio da umidade nos meses de Janeiro a Maio.

Hidrografia – A natureza da constituição da hidrografia de Poção de Pedras tem uma grande influenciam da existência de igarapés, lagos, lagoas, açudes e o rio Mearim, rio caracterizado por planícies permanentes, limítrofe do Município a qual propicia abastecimento aos povoados ribeirinhos e vizinhos das regiões por eles banhado, cuja produção atende as demandas locais.

Formação Vegetal – Apresenta uma vegetação constituída tipicamente de florestas equatorial aberta conhecida como “Mata dos Cocais”, Poção de Pedras tem como maior fonte de economia, abundante variedade de palmeiras, tais como: tucum, buriti, juçara, destacando-se o forte predomínio dos babaçuais. A cobertura vegetal primitiva encontra-se associada à subperenifolias e formação vegetais arbustivas e herbádas. Ressalta-se a presencia de formação vergel de capoeira.

 

Recursos Naturais do Município – Os principais recursos naturais do município de Poção de Pedras são os seguintes:

Minerais: Pedras, Areia, etc.

Vegetais: Palha, carvão, azeite, babaçu, arroz, milho, feijão e mandioca, macaúba, buriti etc.

Animais: Gado Bovino, Caprino e Suíno, etc.

Os recursos Animais do município de Poção de Pedras são bastante variados, destacando-se:

A Pesca: Surubim, Mandi, Piau de Vara, Curimatã, Mandubé, Traíra, Piranha, Anojado, Branquinha, Sardinha, Tilápia e Bodó, etc.

O Extrativismo no Município – No município de Poção de Pedras é quase totalmente abrangido pela floresta dos babaçuais, maior riqueza vegetal do município e é uma atividade econômica de destaque.

O Babaçu é o produto do extrativismo mais explorado em todo o município, sendo o principal meio de subsistência para boa parte de nossos munícipes, principalmente para os menos favorecidos ou os mais pobres. Este produto é a fonte de renda e de sobrevivência de muitas famílias espalhadas por todo o município.

Solos – A predominância característica dos solos com consistência fundamentalmente de argila, pedras e calcários encontra-se por toda área do município de Poção de Pedras, podendo ainda, perceber outros tipos como concessionários indiscriminados de acidez, porosidade madeirada e consideráveis profundidades de misturas de concreções de diâmetro variável com terra fina.

 

1.4 Aspectos Demográficos

 

Segundo a pesquisa do IBGE/2010 os que conferem à população do município de Poção de Pedras, somam um total de 19.705 habitantes do qual 11.328 (57%) está concentrada na zona rural e 8.377 (43%) na zona urbana (tabela 1) significa que o município é eminentemente rural, assemelhando-se com a maioria dos municípios maranhenses, onde predominam a população rural. Observa-se ainda uma expressão da população em relação ao sexo, revelando um certo