Cerimônia na Câmara Legislativa marca o encerramento dos módulos ‘ABC Cerrado’ em Poção de Pedras

Na manhã deste domingo (20), a Câmara dos Vereadores de Poção de Pedras foi palco de cerimônia para encerramento do Curso de Recuperação de Pastagens Degradadas ministrado pelo SENAR/MA, através do Programa Especial ABC Cerrado (financiado pelo Banco Mundial), em parceria com a Prefeitura Municipal de Poção de Pedras.

O evento, que celebrou a formatura dos 30 produtores envolvidos advindos de 15 povoados da Zona Rural deste município, contou com a participação do prefeito Junior Cascaria; Sr. Raimundo Coelho – presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (FAEMA); Sr. Emerson Macedo – secretário adjunto de Agricultura e Pesca do Estado do Maranhão; Sr. Antônio Figueredo – superintendente do SENAR/MA; Sr.ª Rosimeire Freitas – presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Pedreiras; Sr. Adenilson – vice-prefeito; Cristina Nascimento – secretária de Agricultura do Município; presidente da Câmara de Vereadores, Valney Gomes e Vereadora Angela Galvão, dentre outras lideranças políticas, governamentais e institucionais.

Na ocasião, os parceiros envolvidos puderam reafirmar seu apoio as atividades desenvolvidas pelo SENAR/MA, no qual muito tem fortalecido a região. Desta feita, o foco foi o Programa Especial ABC Cerrado,  que além de capacitar os produtores por um período de 56 horas, também irá acompanhar, por meio de visita técnica mensal, em um período de 18 meses as propriedades contempladas, buscando recuperar as pastagens degradadas, identificar e estabelecer os dados zootécnicos e produtivos, bem como analisar, sistematizar e planejar a propriedade em busca do ótimo produtivo,   através da Assistência Técnica e Gerencial, que já está em vigor no município, desde Agosto do corrente ano.

Para o prefeito reeleito Júnior Cascaria, “esta formação atrelada a esta nova forma de Assistência Técnica, com o quesito gerencial, fortalecerá a economia local, desenvolverá a Zona Rural e trará benefícios imensuráveis ao município”. Disse ainda, que “o município estará de portas abertas e concederá, na medida do possível, as reais condições para o sucesso e perpetuação do Programa, suas práticas e metodologias no Município. ”

Na oportunidade, ampliando os horizontes em busca de dias cada vez mais produtivos e lucrativo para a Zona Rural, o Sec. Adj. da Agr. e Pesca do Maranhão reafirmou o ímpeto do Governo do Estado em organizar, qualificar e tornar mais rentável a produção leiteira no município via o Programa Mais Produção (também já em vigor desde o mês de outubro) no qual beneficiará mais 25 produtores com a Assistência Técnica e Gerencial realizada pelo SENAR/MA. O Secretário suscitou ainda, investimentos mais ousados e satisfatório para a classe, bem como parabenizou os formandos.

A cerimônia encerrou, com as palavras do Superintendente do SENAR/MA, Antônio Figueredo e do Presidente da FAEMA, Raimundo Coelho, que demostraram estar bem felizes com o sucesso do Programa no município e as fortes parcerias realizadas em prol dos mais novos Empreendedores Rurais. Para o Sr. Figueredo, “utilizar-se dos meios mais produtivos e econômicos é o caminho mais viável e promissor para a nossa agropecuária. E o SENAR/MA estará sempre pronto para auxiliar, orientar e qualificá-los buscando fortalecer essa área tão fundamental para a existência humana”. Já o Sr. Raimundo Coelho, enfatizou a necessidade de integração e coletividade do grupo também após o curso, para que se obtenha resultados ainda mais satisfatório e plausíveis.

Para o Formando Manoel Filho do Povoado Barro Vermelho/Pulga, o curso permitiu um olhar diferente para a propriedade. “Não discutimos coisas de outro local, nem exemplos de outros Estados, durante todo o tempo era nossa propriedade que estava sendo retratada, analisada e entendida em cada aula que assistimos. Terminamos o curso na certeza de que nem tudo está errado, mas que temos ainda muito o que melhorar para alcançarmos o ótimo produtivo, e o apoio dos técnicos enviados pelo SENAR através do Programa ABC Cerrado será fundamental para termos uma propriedade mais técnica e rentável. ”

Assim, na certeza de dias mais resplandecentes para este setor, emerge a esperança e reacende a alegria de dias cada vez mais prazerosos e lucrativos para os mais novos formandos chamados agora de Empreendedores Rurais. Fortalece a esperança e rejuvenesce a alegria de uma agropecuária mais racional, mais rentável, ambientalmente correta, integralmente digna, satisfatoriamente justa e economicamente viável para o campo de Poção de Pedras.