Empossada a nova mesa executiva do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Poção de Pedras

Sábado, 08, foi empossada a diretoria executiva do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Poção de Pedras – STTR para o próximo quadriênio. A solenidade de posse ocorreu no auditório do Centro de Ensino Augusto Inácio Pinheiro com presença de representantes sindicais, presidentes de instituições e de outros segmentos da sociedade. Delegados e delegadas sindicais da base de diversas comunidades do município também foram empossados na ocasião.

Compuseram a mesa o presidente reempossado por unanimidade de chapa única Francinaldo Monteiro dos Santos; o presidente da mesa solene e presidente da secretaria de formação da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadores na Agricultura do Maranhão – FETAEMA, senhor José Chateobrian Costa Rego; a secretária de Finanças e Administração da FETAEMA, Ana Maria de Sousa; o secretário de Finanças do S.T.T.R Edival Brito dos Santos; a secretária geral e secretária de Mulheres Rurais, Francimeire de Carvalho; secretária de Políticas Sociais, Terceira Idade e Idosos, senhora Daniele Damacena Moura Sousa; secretário de Políticas Agrária Agrícola e Meio Ambiente, João Pereira de Sousa; presidente das Assembleias de Deus, pastor Elias Oliveira; pároco da Paróquia de São Pedro, padre Frederico; presidente da Câmara Legislativa, vereador Valney Gomes; secretário municipal de Agricultura, Matias Sousa Nascimento; um representante da Associação em Áreas de Assentamento do Estado do Maranhão – ASSEMA, parceira do sindicato; a presidenta do Sinproesemma núcleo de Poção de Pedras, Carlaci Monteiro e o gerente do Banco do Brasil, senhor Flávio.

“Tá certo que precisamos de doutores, tá certo que precisamos de instrução, mas vamos respeitar os lavradores, são eles que alimentam a nossa nação”, com este trecho da canção de Jair Rodrigues, o presidente empossado, Francinaldo Monteiro agradeceu a todos que creditaram à ele a oportunidade de continuar à frente da categoria.

“Precisamos nos unir mais e mais para fazermos o enfrentamento aos desafios que temos, e unir-nos na defesa dos direitos constitucionais dos nossos trabalhadores”, reverberou.

Na oportunidade, o presidente pediu mais atenção dos poderes Executivo e Legislativo do município, que segundo ele, precisa se ombrear mais com a categoria na busca por políticas públicas que valorizem o trabalhador e os agricultores rurais.

Já Chateobrian, representante da FETAEMA, ressaltou que a categoria enfrenta um momento conturbado, que se dá justamente com a tentativa de retirada de direitos adquiridos pelos trabalhadores ao longo do tempo no Brasil, como a Reforma da Previdência proposta recentemente por Michel Temer, por exemplo.

44 anos de STTR

A ocasião foi memorável porque o Sindicato dos Trabalhadores de Poção de Pedras está completando exatos 44 anos de atividade. O narrador discorreu sobre a origem dos movimentos sindicais nas décadas de 60 e 70, época de forte repressão do Regime Militar, na qual os movimentos sindicais dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do Brasil começaram a conquistar expansão, destacando o papel das lideranças que faziam discussões sobre a importância do sindicato como instrumento de luta contra a opressão e uma forma de reivindicar direitos fundamentais à vida, como a liberdade, justiça e igualdade.